Orientandos

Ana Beatriz Castro dos Santos

Graduanda (Bacharelado e Licenciatura) pelo Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é estagiária da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica.

Felipe Abdala Rumanos de Castro

Técnico em Meteorologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e graduando no curso de Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gabriela Fernandes Santos Alves

Mestre em Geografia pela Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro - UFRRJ. Área de concentração: Questões Ambientais. Atua na área de Geociências, com ênfase em Modelagem e Representação Terrestres. Pesquisa atualmente os eventos extremos de precipitação ocorridos entre 2002 e 2013 no município de Angra dos Reis, analisando a influência sobre a localização das áreas de risco a inundações e deslizamentos de terra. Cursou mestrado acadêmico em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia - IME. Área de concentração: Tecnologia da Informação Geográfica. Atua na área de Geociências, com ênfase em Modelagem e Representação Terrestres. Graduou-se em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Durante a graduação, no período de 2010 à 2013, participou do projeto de pesquisa ?Políticas Educacionais e Poder Local: Um estudo sobre a implantação do Plano Municipal de Educação e suas repercussões no processo de escolarização em São Gonçalo?, pesquisa coordenada pela Profª Drª Marcia Soares de Alvarenga, como bolsista de Iniciação Científica - CNPq. E trabalhou como estagiária de geoprocessamento, no período de 2011 à 2013, na Empresa de Pesquisa Energética - EPE, executando as funções de aquisição, digitalização e vetorização de mapeamentos temáticos e cadastrais pré-existentes (geologia, pedologia, geomorfologia, altimetria, base política, dentre outros) e sua devida inclusão digital em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica) em atendimento aos diversos projetos da EPE. Atualmente trabalha com o ensino de Geografia, nos segmentos: Ensino fundamental II, Ensino Médio e Técnico em Guia de Turismo, Meio Ambiente, Agropecuária, Agroindústria e Informática, e com projetos de consultorias ambientais.

Giovana Teodora de Jesus Faleiro

Graduanda em Bacharelado em Geografia e integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima - GeoClima na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Climatologia Geográfica e Geografia do Clima. Possui como enfoque estudos vinculados aos seguintes temas: clima urbano e vulnerabilidade socioambiental associada ao clima.

Higor Lopes Barcelos

Graduando em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente participa do GEOCLIMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (IGEO/UFRJ). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica.

Igor Antunes Cabral

Atualmente é estagiário cientifico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica.

Bacharel e licenciada em Geografia (2016), e mestre (2019) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Atualmente cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGG/UFRJ. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Interdisciplinar Ciências Humanas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica. Tem se dedicado ao estudo dos seguintes temas: sistemas atmosféricos; variabilidade pluviométrica; teleconexões e excepcionalidades.

Graduado em Geografia pela UFRJ e mestrando pela UFBA - Membro do GEOCLIMA - Grupo de Pesquisa em Geografia do Clima, e do COLAPSO - Grupo de Pesquisa da Relação Sociedade e Natureza. Bolsista de Iniciação Tecnológica pela FAPERJ (Ago 2020 - Mar 2021). Atua nas áreas de Climatologia Geográfica e Geografia do Clima. Dedica-se atualmente aos estudos dos seguintes temas: sistemas atmosféricos, gênese das chuvas, excepcionalidades, risco, classificação climática e climatologia regional.

Estudante de Graduação do curso de Bacharel em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Geografia do Clima (GeoClima), coordenado pela professora Núbia Beray Armond, desde março de 2019. Atua nas áreas de Climatologia Geográfica e Geografia do Clima. Possui como enfoque estudos vinculados aos seguintes temas: Climatologia Urbana e Clima e Saúde. Integrante e Bolsista do projeto de extensão Conexões Rios: Diálogos e vivências entre rios e sociedade, do Departamento de Geografia da UFRJ, coordenado pela professora Mônica Marçal, desde março de 2020.

Leonardo Brandão do Prado

Nascido no Rio de Janeiro, estudou no Colégio Pedro II, em seguida cursou Geografia na Universidade Federal de Viçosa - UFV (MG), durante a graduação foi membro do laboratório de Biogeografia e Climatologia - BIOCLIMA atuando como bolsista CNPq Sob o projeto "Clima e Sítio: Um estudo de caso ao longo do perfil Ponte Nova-Ubá, na Zona da Mata Mineira." (2016-2018) no qual visou identificar unidades climáticas através da classificação de Koppen para a área de estudos. Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ no qual almeja identificar através do conforto e desconforto témico as unidades climáticas urbanas no subúrbio Carioca.

Leonardo Caçadini Bizerra da Silva

Estudante do 8º período do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Faz parte do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (GeoClima), coordenado pela professora Núbia Beray Armond, desde março de 2019. Integrante do projeto de extensão "Mar à Vista: rede de monitoramento das praias oceânicas do município do Rio de Janeiro", vinculado ao departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Climatologia Geográfica, Geografia do Clima e Geografia da Saúde. Possui como enfoque estudos vinculados aos seguintes temas: poluição atmosférica e clima e saúde.

Mussá Abdul Remane

Possui mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Eduardo Mondlane (2014). Atualmente é professor da Universidade Pedagógica - Moçambique. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e das Indústrias. Pesquisa sobre a dinâmica de agricultura familiar e das populações no meio rural. Interessa-se também com a matéria de ordenamento territorial

Patrick do Nascimento da Silva

Graduando em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pelo Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente participa do GEOCLIMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (IGEO/UFRJ). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica.

Rafaela Quintella Veiga

Licenciada e bacharelada em geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente, mestranda em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a graduação, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid (2015-2018) e do Programa de Residência Pedagógica (2019). Também, participou do Grupo de Estudo em Climatologia Geográfica e Planejamento Ambiental – Urbano da UFRRJ (UFRRJ). No campo profissional, trabalhou como estagiária na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (2019) e bolsista mediadora em geografia no Pré-Vestibular Social do estado do Rio de Janeiro (PVS-CECIERJ). No momento, faz parte do GEOCLIMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (IGEO/UFRJ) e tem se dedicado ao estudo na área de Climatologia Geográfica, com ênfase nos fenômenos atmosféricos de macroescala, variabilidade climática, teleconexões (El Niño Oscilação Sul - ENOS), análise espaço-temporal da precipitação e temperatura.

Rayza Emanuella Jesus de Sousa

Técnica em Meio Ambiente formada pelo Colégio Pedro II - campus São Cristóvão III, tem experiência nas áreas de Ciências Ambientais, Cartografia Tátil e Geoprocessamento, com ênfase em Meio Ambiente. Atualmente é estudante de graduação no curso de Geografia (bacharel) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é integrante do projeto de extensão "Mar à Vista: rede de monitoramento das praias oceânicas do município do Rio de Janeiro", e faz parte do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Geografia do Clima (GeoClima), onde atua nas áreas de Geografia do Clima e Climatologia Geográfica e se dedica aos estudos de eventos extremos de seca.

Rodrigo Martinho da Silva

Atualmente é estudante de graduação do curso de licenciatura em Geografia pela UFRJ. Faz parte do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Geografia do Clima - GeoClima, e se dedica a estudar os processos de migração forçada gerados pelos fenômenos fenômenos atmosféricos, principalmente aqueles relacionados à seca.

Sofia Siqueira Lima

Graduanda em Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima (GeoClima/UFRJ), coordenado pela professora Dra. Núbia Beray Armond, atuando como bolsista PIBIC - CNPq sob o projeto "Estudo do Sistema Clima Urbano do Rio de Janeiro - RJ" (2019 - atual). Possui experiência nas áreas de Climatologia Geográfica e Geografia do Clima, com destaque nos estudos sobre eventos extremos. Atualmente, é estagiária de Furnas Centrais Elétricas S/A no Departamento de Estudos e Gestão dos Meios Socioeconômico e Cultural - DGS.E.

Tatiana Porte da Silva Pereira

É licenciada e bacharel em Geografia pela UFRJ (2017), pós-graduada em Ensino de Geografia pelo Cespeb/UFRJ (2021). Atua como Professora de Geografia e na elaboração de materiais didáticos na Educação Básica. Dedica-se a pesquisa nas áreas de Climatologia Geográfica, Geografia do Clima e Geografia Física Crítica.